Pular para o conteúdo

Estádio São Januário

São Januário é como é conhecido o estádio do Club de Regatas Vasco da Gama, inaugurado em 21 de Abril de 1927. Seu nome oficial é Estádio Vasco da Gama. Ficou conhecido como São Januário por ter parte dele na rua São Januário. É o maior estádio privado do Rio de Janeiro.

História

Nos primeiros anos do futebol no clube, o Vasco usou como estádio o campo do Andaraí, que depois se tornou campo do América, que numa permuta cedeu o terreno para construção do Shopping Iguatemi. Desde a ida para a primeira divisão, em 1923, a diretoria vascaína já traçava planos para a construção de um estádio próprio. Contudo, a idéia só foi levada mesmo a cabo após a criação da AMEA.

Um dos motivos argumentados para a não inclusão do Vasco na nova liga era a falta de um estádio próprio. Por este motivo, foi-se então dado o pontapé para a construção de São Januário. Começava ali uma campanha intensa de arrecadação de verbas.

Em pouco tempo foram arrecadados 685 contos e 895 mil-réis, o suficiente para a compra de uma grande área em São Cristóvão, de 65.445m². Feito isso, foram arrecados mais dois mil contos de réis, que puderam construir o estádio. Dinheiro arrecadado dos próprios vascaínos.

Dez meses depois, o Estádio era inaugurado, com a presença de Washington Luís. Até 1940, quando da inauguração do Pacaembu, o estádio era o maior do Brasil, e até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do Rio de Janeiro.

No jogo inaugural, uma partida contra o Santos, potência paulista da época. O gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelhista, aos 14 minutos do primeiro tempo. O primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Galego.

Parque Aquático – 2005

Em março de 1928 foram inaugurados os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols. O jogo foi contra o time uruguaio Wanderers. O Vasco venceu por 1 a 0, com um gol do ponta-esquerda Santana, em um chute direto do escanteio. Nesse momento que surgiu o gol olímpico, que recebeu esse nome em alusão ao fato de os uruguaios serem os caméões olímpicos da época

Cadeiras sociais do Estádio de São JanuárioTambém neste estádio foram jogados as finais da Libertadores de 1998 e da Copa do Brasil de 2005. Sendo palco inclusive da Copa do Mundo de 1950.

O Vasco da Gama manda seus jogos no Estádio São Januário. O clube utiliza o Maracanã raramente, geralmente só nos clássicos contra seus três rivais da cidade.

No dia 20 de Maio 2007, o atacante Romário marcou o seu milésimo gol, na partida entre Vasco da Gama e Sport Recife.

O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro vascaíno, com 184 gols gols marcados no estádio.

Prêmio

No dia 30 de abril de 2002, o Travel Channel, famoso canal de televisão especializado em turismo realizou pesquisa que incluiu São Januário entre os sete mais importantes estádios do planeta, junto com Camp Nou, Giuseppe Meazza, La Bombonera, Ibrox Stadium, Stamford Bridge e o Estádio Olímpico de Munique.

Com 80 anos de existência completados em 2007, o estádio se destaca por resguardar traços originais de sua construção. A emissora apontou São Januário como um dos mais famosos do mundo e lembrou o fato de o Vasco ter sido o primeiro clube brasileiro a lutar contra o racismo, admitindo negros no seu quadro de atletas.

Placar Eletrônico: 1º Campeão Sul Americano InvictoOutras Infra-estruturas

Distribuição dos lugares do Estádio de São Januário

  • Parque Aquático
    • Inaugurado em 30 de agosto de 1953.
  • Ginásio Poliesportivo
    • Inaugurado em 23 de setembro de 1956.
    • Capacidade para 2.500 torcedores.
  • Capela de Nossa Senhora das Vitórias (Padroeira do Clube)
    • Inaugurada em 15 de agosto de 1955.
  • Salão de Troféus
    • Lugar onde se encontram todas as glórias e conquistas do Vasco da Gama.
    • Cerca de seis mil troféus, taças, medalhas, bronzes, copas, faixas, placas, flâmulas, diplomas, fotos e relíquias referentes à história e às conquistas do Clube.

Endereço

  • Rua General Almério de Moura, 131 – Vasco da Gama;
  • Rio de Janeiro – RJ – Brasil;
  • CEP 20.921-060.

Telefone/Fax

  • Tel: (21) 2176-7373;
  • Fax: (21) 2589-2865